Startups implementam tecnologia na área da saúde

Facilitando os procedimentos medicosPara vocês que possuem uma startup ou vocês empreendedores que ficam  receosos de investirem em tecnologia na área da saúde essa é a hora. Nesse texto vamos ver como a tecnologia pode auxiliar o profissional da saúde em benefício do paciente.

Porque investir em tecnologia na área da saúde?

Além de remédios, médicos e toda a equipe da área da saúde, atualmente busca-se outras formas para solucionar alguns problemas. A tecnologia é uma grande oportunidade de levar praticidade à procedimentos, inovação nas descobertas e tratamentos de doenças.

Os empreendedores buscam participar das soluções, é uma ação desafiadora, mas se sistemas e aplicativos forem otimizados e implantados de forma correta pode gerar um benefício mútuo, inclusive para a sociedade, pacientes e Tecnologia na área da saúde através de aplicativosprofissionais da saúde pois, pode prevenir doenças como a dengue e organizar consultas diárias com um aplicativo.

Entretanto, apesar dos empreendedores estarem dispostos a desenvolver tecnologia na área da saúde ainda existe uma grande resistência dos profissionais da saúde em aderir a essas inovações, pois, pode aumentar o risco de morte dos pacientes, principalmente na utilização de aplicativos.

Calma, existe solução e muita pesquisa que dizem que o software precisa ser construído de forma robusta, ou seja, com muito cuidado para evitar erros através dos métodos de programação e muito teste.

Porque esse investimento em tecnologia traz um benefício mútuo?

De fato os tratamentos se tornam mais eficazes ao implementar tecnologia na área da saúde mas deve-se pesquisar e saber realmente aonde e a quantidade de tecnologia que se aplica para que o tratamento não se torne muito caro e os recursos comecem a diminuir.
Para continuar a inovar na área da saúde é preciso que a qualidade e o preço estejam equiparados. Para isso os empreendedores precisam melhorar a vida útil dos seus produtos para que a implementação da tecnologia na área da saúde a longo prazo não demande mais custos e fique inviável para muitas pessoas.beneficios da tecnologia para a saude

A ideia de sustentabilidade hoje em dia parece até um “chichê”, mas esse é o ponto que devemos focar, ela deve ser a
nossa primeira opção. Construir uma tecnologia com inovações sendo mantidas com um prazo maior pode gerar diminuição dos custos e os hospitais e clinicas de reabilitação começarem a lucrar com essa tecnologia implantada, assim, podem investir cada vez mais.  Com essa abordagem mais precisa diminui os erros e possibilita uma abordagem mais precisa e adequada para a escolha do tratamento.

Investir também em gestão e atendimento ao paciente

Os sistemas desenvolvidos para gestão tem facilitado a vida dos médicos e tem levado conforto e qualidade no Os cuidados com sua saúde de forma otimizadaatendimento aos pacientes. Sistemas para gestão trás organização administrativa, organiza melhor o tempo e recursos através de agendamentos, prontuários atualizados salvos e gestão financeira. As tarefas do cotidiano são estabelecidas sem gerar estres para ambos envolvidos, principalmente para o paciente que agora espera pelo atendimento com um tempo bem reduzido.

A tecnologia desenvolvida para wearables é um excelente exemplo de dispositivo que tem sido ótimo para o paciente. São utilizados por profissionais da saúde para acompanhar o seu paciente.
A pessoa pode medir as calorias gastas por dia, o número de passos, sua frequência cardíaca, também  pode medir os níveis de açúcar no sangue, níveis de dor e temperatura corporal assim, ela pode compartilhar esses dados com o seu médico ou o seu farmacêutico de confiança buscando o melhor acompanhamento, desse modo ele vai saber se está mantendo uma boa forma ou se precisa priorizar cuidados com a sua saúde. O wearables pode ser associado ao sistema mobile pois facilita a vida do paciente.

As plataformas online desenvolvidas para que os profissionais da saúde tenham uma boa interação com o seu paciente tem se tornado promissora. Em emergências pode auxiliar a forma correta de tomar os medicamentos prescritos, corrigir atividades passadas aos pacientes e até mesmo evitar complicações de uma doença caso os Tecnologia com examessintomas se agravem. E não pense que esses sistemas e aplicativos se restringem apenas aos médicos; enfermeiros, fisioterapeutas farmacêuticos entre muitos outros profissionais podem utiliza-los. Claro que deve ter cautela ao utilizar esses testes, mas eles permitem aos pacientes um maior engajamento com o seu tratamento e aproximação com o profissional responsável.

 

Veja exemplos positivos de tecnologia na área da saúde:

Como exemplo de potenciais inovações tecnológicas na área da saúde podemos citar os Estados Unidos. Startups americanas investiram em inovações para a melhoria da saúde dos pacientes e redução do custo de tratamento, visto que o custo de saúde nos Estados Unidos é um dos mais caros do mundo.

Podemos citar também uma empresa chamada Cochlear (Sydney, Austrália) que desenvolve sistemas integradossistemas integrados aos chamados “ouvidos biônicos” aos chamados “ouvidos biônicos” em que disponibilizam aplicativos para que os próprios pacientes possam fazer
atualizações, ajustes, e até conectar suas músicas favoritas no seu aparelho auditivo. Com esse aparelho, a pessoa recupera a sua capacidade de audição, comunicação e ganha uma nova chance para poder aproveitar a sua vida da melhor forma.

Existem exemplos no Brasil como varias startups que visam diminuir o temo das consultas. Em Belo Horizonte por exemplo, já existem clinicas que adquiriram o uso de aplicativos que facilitam a interação entre o médico e o paciente em que o médico vê os dados dos pacientes de forma mais rápida.

Além disso, em Minas existe uma startup criadora de próteses feitas em impressora 3D. A ideia dos empreendedores é desenvolver uma impressora 3D para cada tipo de prótese, esse mercado é voltado a clinicas de reabilitação e hospitais, e tende a expandir cada vez mais. O seu custo gera em torno do material, máquina, teste e suporte.comunicação entre você e o seu médico

A Beestart também desenvolveu tecnologia para ser usada na área da saúde. Desenvolvemos um aplicativo Health’s
Angel
para serem utilizados por endocrinologistas e pacientes diabéticos . O aplicativo facilita a interação entre médicos e pacientes, em que o paciente informa os dados de coletas e o médico recebe em tempo real. Eles ainda podem conversar e acompanhar através de tabelas e gráficos a evolução dos números das medições.

Dessa forma, nota-se que pode ser muito promissor para as startups investirem na área de saúde, já que é um mercado abrangente e que ainda tem muito a crescer. Além disso, existem vários tipos de programas que incentivam a inovação na área de saúde, pode ser uma grande oportunidade para quem tiver interesse.

Conseguiu se informar ? Gostou da nossa publicação ? Que tal acompanhar o nosso site, e mais uma de nossas postagens sobre investir em tempo de crise

 

[Total: 0    Média: 0/5]