Quais são as tendências das redes sociais para 2019?

Saiba já quais são as novas tendências das redes sociais para 2019 que vão alavancar seu negócio no mercado!Conhecer as tendências das redes sociais para 2019 é essencial para seu negócio. Afinal, a fim de atrair clientes e otimizar a visibilidade de uma marca no mercado, é preciso estar por dentro das novidades e mudanças!

Sendo assim, continue a ler o conteúdo para aprender sobre quais são e como implementar as tendências das redes sociais para 2019 em sua empresa!

Quais são as tendências das redes sociais em 2019?

Assim como há novas tendências de Design e Marketing Digital a cada ano, as redes sociais também são constantemente revitalizadas!Assim como há novas tendências de Design e Marketing Digital a cada ano, as redes sociais também são constantemente revitalizadas!

Nesse conteúdo vamos apresentar as seguintes tendências das redes sociais para 2019:

  1. Storytelling;
  2. Stories;
  3. Conteúdo em vídeo;
  4. Influenciadores Digitais;
  5. Chatbots;
  6. Pesquisas por voz.

Portanto, veja agora quais são as tendências das redes sociais para 2019 e aprenda a investir nessas estratégias!

Storytelling

O termo storytelling em português significa “contar histórias”. A partir disso, pode-se perceber que o storytelling é uma técnica que visa utilizar narrativas como uma estratégia de comunicação. 

Essa técnica trabalha com alguns elementos que ajudam a otimizar a qualidade da história, como:

  • Personagens;
  • Cenário (um lugar específico);
  • Tempo;
  • Contexto atual da história criada;
  • Acontecimentos;
  • Motivos dos acontecimentos;
  • Reviravoltas.

Ou seja, o storytelling trabalha com os cinco elementos da narrativa: o quê, porquê, como, onde e quando!

Quais as vantagens do Storytelling?

O storytelling agrega diversas vantagens à uma marca, se trabalhado de forma correta. Portanto, otimize seus conhecimentos e saiba já quais são os benefícios de investir em storytelling em sua empresa!

É uma estratégia de Marketing

Além de otimizar a experiência de usuários, leads e clientes, o storytelling é muito utilizado como uma estratégia de marketing.

As principais marcas mundiais têm o storytelling como base em suas estratégias publicitárias. Desde novas campanhas globais até posts para redes sociais.

A partir disso, é possível implementar o storytelling em sua estratégia de Marketing Tradicional e Marketing de Conteúdo!

Agrega valor a uma marca

Como o storytelling é uma estratégia de marketing para atrair clientes, além de otimizar a experiência do usuário, a técnica agrega valor a marca.

Assim como a estratégia de Branding, o storytelling cria conexão e interação com as pessoas. E estabelecer uma relação direta com os consumidores cria um relacionamento positivo com seu público-alvo!

Otimiza a experiência do consumidor

O storytelling é uma das tendências nas redes sociais para 2019 devido à sua capacidade de encantar e cativar os consumidores.

O storytelling é uma das tendências nas redes sociais para 2019 devido à sua capacidade de encantar e cativar os consumidores.As narrativas tendem a fazer com que as pessoas se relacionem com elas, interagindo e se relacionando com os personagens, o cenário e outros.

As séries são um forte exemplo de como o storytelling atrai e mantém a atenção das pessoas. Nelas, são criadas histórias que possuem todos os elementos que citamos anteriormente.

Além de assistir, ainda interagimos com tudo que acontece. Nós nos alegramos, choramos, rimos e sofremos juntos com os personagens, principalmente com os nossos preferidos!

Os espectadores então, sempre estão focados na história que acontece. Além disso, eles (as) ainda procuram saber mais, assistindo os próximos episódios de uma só vez!

Exemplo de sucesso do storytelling

Para que você conheça mais sobre essa tendência, além de te apresentar um case para se inspirar, vamos apresentar um exemplo de sucesso do storytelling!

Humans of New York

O Humans of New York é uma página do Instagram que começou com Brandon Stanton. Ele tirava fotos de pessoas em Nova Iorque e escrevia um curto parágrafo sobre um acontecimento que elas lhe contavam.

A partir disso, diversos usuários, incluindo celebridades americanas, começaram a seguir essas páginas, justamente pelas histórias que eram contadas na página.

Atualmente, o Instagram Humans of New York conta com quase nove milhões de seguidores e mais de quatro mil publicações!

Além disso, apesar do nome continuar o mesmo, as pessoas entrevistadas são de diversos lugares diferentes. O fotógrafo responsável pela página viaja o mundo todo e já visitou até mesmo o Brasil!

O storytelling da página se tornou um sucesso tão grande, que as principais histórias foram transformadas em um livro – considerado best seller pelo New York Times!

Humans of New York é uma página no Instagram que conta histórias de pessoas de diversas partes do mundo, trabalhando o storytelling!

Stories

Como estamos falando em Instagram, é imprescindível mencionar os stories. As imagens e curtos vídeos que desaparecem em 24 horas tornaram-se sensação mundial!

Além do Instagram, os stories também são funcionalidades de outras redes sociais como o Snapchat, Facebook, Whatsapp. Portanto, essa é mais uma das tendências das redes sociais para 2019!

Porque essa funcionalidade é tão importante?

Os stories são uma funcionalidade fácil e efêmera. Além disso, é possível criar uma interação com os usuários. Através dos filtros, hashtags utilizadas e a possibilidade de marcar seus amigos, o stories permite uma forte interação com quem os assiste!

É fato também que os stories tornaram-se tão importantes que são mais visualizadas que as postagens do feed das redes.

Social Commerce

Conhecido também como Comércio Social refere-se aos e-commerces das redes sociais. Novamente, o Instagram é uma das redes que já integrou uma funcionalidade de commerce em seu aplicativo.

O chamado Instagram Shopping é uma funcionalidade que permite aos usuários ver preços e produtos disponíveis para venda nos perfis das lojas.Conhecido também como Comércio Social refere-se aos e-commerces das redes sociais.

Além do Instagram, há ainda o Facebook e Pinterest que possuem funções semelhantes, como:

Sendo assim, a partir disso, é imprescindível utilizar dessas ferramentas para otimizar suas vendas!

Conteúdo em vídeo

Os conteúdos em vídeo são uma das fortes tendências das redes sociais para 2019 e outros anos seguintes. Afinal, os seres humanos são naturalmente visuais, atraídos por movimento, cores, etc.

Portanto, trabalhar a produção de vídeos no Marketing Digital é imprescindível para seu negócio!

Entretanto, é importante lembrar que os conteúdos em texto e imagem são bastante importantes ainda. Sendo assim, trabalhe os vídeos mas não deixe de incluir conteúdos escritos, imagens estáticas, podcasts e etc, também!

Como os vídeos estão crescendo gradualmente, é possível incluir o Marketing de Realidade Virtual e Machine Learning a fim de atrair ainda mais clientes para seu negócio!

Digital Influencers

É fato que os influenciadores digitais são uma tendência da geração atual. Entretanto, além disso, os influenciadores digitais são uma das principais tendências das redes sociais para 2019. 

Não é necessário ter uma microcelebridade com milhares de seguidores para atrair clientes e leads. Entretanto, trabalhar com um influenciador digital, por menor que seja, faz muita diferença para sua empresa.

Isso acontece porque, com um influenciador, sua empresa se relaciona com os usuários mais como uma pessoa do que como uma marca.

ChatbotsOs chatbots são programas de computador que usam algoritmos a fim de simular uma conversa humana.

Os chatbots são programas de computador que usam algoritmos a fim de simular uma conversa humana. Essa conversa pode se dar com clientes que tentam resolver um problema ou potenciais clientes que têm dúvidas sobre a empresa, o produto ou serviço.

Entretanto, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, os chatbots não atuam como uma simples máquina. Eles estão se tornando cada vez mais próximos aos humanos – a forma de relacionar, a lógica, pensamentos, respostas e etc – a fim de tornar a comunicação menos robotizada.

Qual a vantagem dos chatbots?

Grandes empresas e startups utilizam os chatbots por dois principais motivos. Portanto, veja quais são para conhecer melhor essa tendência!

Aumenta a produtividade

Como a solução de problemas é transferida para os chatbots, a produtividade das equipes de suporte e customer experience é otimizada!

Afinal, esses profissionais poderão direcionar burocracias e problemas padrão para os chatbots!

Reduzem os custos

Os chatbots são programas que reduzem o custo das empresas, já que conseguem resolver problemas mais facilmente. Além disso, eles têm a capacidade de otimizar o funil de vendas, reduzindo ainda mais os custos de aquisição de clientes!

Pesquisas por vozJá é uma previsão que o número de pesquisas por voz pode chegar a 50% até 2020.

Segundo dados do Google, mais de 3 milhões de pesquisas são realizadas diariamente. Dentre elas, cerca de 1 milhão são pesquisas por voz!

E dentro das pesquisas por voz, está também o crescimento dos assistentes pessoais como o Google Home, Cortana, Alexa, Bixby, entre outros. Sendo assim, já é uma previsão que o número de pesquisas por voz pode chegar a 50% até 2020.

Conclusão

Para concluir seus conhecimentos, vamos apresentar uma revisão dos principais pontos desenvolvidos nesse conteúdo. Portanto, confira já!

  • As tendências das redes sociais para 2019 agregaram novas mudanças, diferentemente de 2018 e 2017;
  • Uma das tendências das redes sociais para 2019 é a estratégia de Storytelling;
  • Storytelling é uma estratégia que utiliza de elementos narrativos para criar interação com os usuários e consumidores, assim como as séries, por exemplo;
  • O storytelling otimiza a experiência do usuário, é uma estratégia de marketing e agrega valor a uma marca;
  • Assim, o storytelling é utilizado por diversas grandes e pequenas empresas, como o case Humans of New York;
  • Assim como o storyteling, os stories são uma das tendências das redes sociais para 2019;
  • Os stories, por serem rápidos, dinâmicos e simples, serão ainda mais utilizados em 2019;
  • O Social Commerce facilita o processo de consumo através da redes sociais;
  • Os conteúdos em vídeo atraem a atenção das pessoas;
  • Além disso, os vídeos também têm a capacidade de agregar valor a uma marca;
  • Os influenciadores digitais possuem forte capacidade de influenciar nas decisões de compra dos usuários. Assim, uma empresa passa a vender mais, atraindo mais clientes e otimizando sua visibilidade no mercado;
  • Os chatbots ajudam a reduzir os custos da empresa e otimizar a produtividade dos profissionais da empresa, já que eles solucionam problemas e burocracias mais facilmente;
  • Além disso, as pesquisas por voz estão sendo cada vez mais utilizadas, assim como os assistentes pessoais.

Portanto, a partir da leitura desse conteúdo, você já pode implementar as tendências das redes sociais para 2019 de forma efetiva. Sendo assim, a partir disso, que tal ler nosso conteúdo sobre o Marketing de Relacionamento nas redes sociais para otimizar ainda mais sua presença nas mídias digitais?

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