Quais são as tendências de Design para 2019?

Veja quais são as tendências de design para 2019 e coloque-as em prática para otimizar seus negócios!Para iniciar o ano com chave de ouro, é importante conhecer as novas tendências de design para 2019. Mesmo que você não saiba muito sobre o assunto, o design está presente em todas as áreas do mercado. E as tendências do design têm um papel bastante relevante no sucesso de uma empresa.

Afinal, o design – dentre outros elementos – está sempre em constante mudança. Portanto, leia agora nosso conteúdo e conheça mais sobre o universo do design e do empreendedorismo!

Primeiramente, o que são tendências?

Tendências são ideias que ditam um grupo de pessoas. Essas ideias podem estar relacionadas a comidas, músicas, estilos, modos de falar, atitudes, etc.

As tendências geralmente são mais conhecidas quando o assunto é moda. Portanto, as tendências da moda são os estilos de roupas, sapatos e acessórios que são comuns entre grande parte das lojas. São os itens iguais que podem ser comprados em diversos lugares.

Por isso a moda é um ótimo exemplo para explicar o significa de tendência. Entretanto, as tendências estão em todas as partes de todos os segmentos de mercado, incluindo o design.As tendências estão em todas as partes de todos os segmentos de mercado, incluindo o design.

O design também varia bastante. Os elementos que são trabalhados pelos designers de hoje não são os mesmo utilizados pelos designer de cinco anos atrás. Isso acontece porque os estilos e interesses das pessoas mudam, além da tecnologia, fazendo com que o design mude também.

Entretanto, o design não só segue tendências. Aliás, o design é um importante criador de novas tendências.

Veja a Apple, por exemplo. Quando Steve Jobs criou o computador portátil, ninguém acreditou em sua ideia. Isso aconteceu por ser uma ideia inovadora, que nunca tinha sido realizada antes.

Apesar disso, se você olhar à sua volta hoje, verá que quase todo mundo possui um laptop. Eles se tornaram tendência!

Além disso, a Apple inovou também com os Iphones, Ipods, Ipads, Macbooks, etc. E diversas outras marcas e consumidores também compraram essa ideia.

Portanto, o design passa por mudanças à medida que a sociedade muda, bem como quando cria coisas novas.

Existem tendências “duradouras”?

Parece um erro dizer “tendências duradouras”. Entretanto, no mundo do design faz bastante sentido.

As tendências duradouras são aquelas que começaram apenas como mais uma tendência, uma novidade passageira. No entanto, os anos se passaram e essas tendências permaneceram relevantes!

Voltando ao exemplo do mundo da moda, podemos citar as calças jeans. Quando elas foram inicialmente lançadas, as calças jeans tornaram-se tendência entre mulheres e homens, jovens e adultos.

Entretanto, na década em que ela foi lançada, todo mundo pensou que essa moda seria passageira. No entanto, várias décadas depois, as calças jeans ainda são utilizadas por quase todo o mundo. Elas passaram por alterações e mudanças, mas suas origens permaneceram.

E assim funciona o design. Diversas práticas do design, apesar de parecerem antigas e ultrapassadas, ainda são bastante utilizadas atualmente por que funcionam bem!

Portanto, a partir disso e das tendências que você lerá ao longo desse conteúdo, você verá que existem tendências duradouras!

Quem dita as tendências do design?

Conforme falamos, o design tende a mudar e inovar devido às necessidades dos usuários a fim de otimizar a experiência dos usuários!

Entretanto, existem as grandes empresas e importantes empreendedores que têm poder e influência suficientes para ditarem novas mudanças. Sendo assim, vamos apresentar algumas das principais motivadoras das tendências de design para 2019 e décadas passadas!

Como você já sabe, a Apple é uma das grandes marcas que ditam novas tendências. E assim como a Apple, o Google também é um influenciador do design.O Google, bem como a Apple é um forte inovador e acelerador de tendências de Design!

Antes do Google, o design das marcas e sites não trabalhavam o conceito minimalista. Grande parte das marcas trabalhavam seus websites de uma outra forma. Os logotipos eram eram compostos de várias cores, sinais, ícones, etc. Já os logotipos continham bastante informação, textos enormes que explicavam a ação e o funcionamento da empresa.

Entretanto, a página inicial do Google é simplesmente a logo e uma barra de pesquisa. Ou seja, o Google sempre foi bastante minimalista.

Até mesmo após a modernização de seu logotipo em 2018, a marca continuou leve e simples.

Outro exemplo que podemos citar é o Instagram. A rede social foi uma das responsáveis pela volta do degradê. A mistura de cores utilizada pela rede também se tornou uma das tendências de design para 2019!

Portanto, as tendências podem ser iniciadas por grandes empresas que trabalham o design de forma efetiva. Entretanto, as tendências também podem surgir a partir da necessidade de mudança dos usuários e dos designers!

Quais são as tendências de design para 2019?

Como você já sabe, as tendências de design estão em constante mudança. Você sabe também que, entretanto as tendências mudam, existem algumas que tornam-se padrão do design.

Mas, quais são as tendências de design para o ano de 2019?

As tendências do design para 2019 estão relacionadas aos seguintes elementos:

  • Cores;
  • Tipografia;
  • Layout;
  • Disposição;
  • Imagens/fotos.

Portanto, veja agora quais as tendências de design para 2019 e comece a implementá-las em seus negócios!

1. Degradê

Lembra quando falamos sobre as tendências duradouras? O degradê é uma delas!Veja como a Apple utilizou o degradê na mudança de logo da Apple Music!

O degradê tornou-se uma forte tendência em 2017 e continuou bastante relevante em 2018. Em 2019 não vai ser diferente.

O degradê conquistou o interesse e a apreciação de designers e empreendedores. Grandes marcas como Apple e Instagram aderiram à tendência até para seus logotipos.

Portanto, utilizar o degradê em sua marca e comunicação nos ambientes digitais pode ser uma ótima oportunidade para sua empresa!

2. Responsividade

A responsividade tornou-se mais do que uma tendência. Sendo assim, a responsividade já é uma característica imprescindível no mercado digital.

Um aplicativo ou site responsivo são aqueles que se adaptam em diferentes dispositivos:

  • Smartphones;
  • Webpages;
  • Tablets;
  • Monitores;
  • Laptops. 

Portanto, um das principais tendências de design para 2019 é transformar todos os seus sites, landing pages, blogs e etc, tornando-os responsivos e adaptáveis em diversos dispositivos!

3. Bicromia

A Bricromia é uma técnica em que cores de uma imagem são alteradas, resultando em duas tonalidades diferentes. Entretanto, os programas e softwares de edição de imagens permitem até mesmo o uso de técnicas monocromáticas, que utilizam três ou quatro cores diferentes.

Portanto, o uso de duas cores diferentes, que contrastam e criam novas formas, são parte das principais tendências de design para 2019.

4. Profundidade

Imagens e ícones com profundidade também tornaram-se uma tendência em 2018. Portanto, essa técnica torna-se uma tendência de design para 2019 também.

A profundidade é uma técnica do design que visa estabelecer uma hierarquia visual de todos os componentes gráficos. Essa técnica visa otimizar os objetos dispostos nas imagens, ícones, ilustrações, gifs, sites, etc.

A partir disso, a profundidade permite que os usuários se sintam “dentro da imagem“, facilitando a interação com ela. Já que a realidade virtual vem criando seu próprio espaço em todo o mundo, é válido incluir elementos como a profundidade em suas criações, certo?

5. Tons pastéis

Os tons pastéis, principalmente rosa, bege e creme, foram fortemente aderidos pela moda. E com o design não foi diferente.

É fato que os tons mais claros não chamam a atenção das pessoas como as cores vivas. Entretanto, os tons pastéis definitivamente atraíram o interesse dos designers e dos usuários na rede.

Portanto, adicionar esses tons à sua paleta de cores da empresa pode ser uma ótima ideia!

6. Formas geométricas

Sabe aqueles cartazes, pôsteres e banners online cheios de formas diferentes que você vê por aí na internet? Essa é mais uma das tendências de design para 2019.

Formas geométricas são objetos que captam a sua atenção, principalmente se trabalhados juntamente com cores vivas e fortes.

Você até já deve ter visto um design como o mostrado abaixo (e nem se deu conta de porque ele chamou a sua atenção).

7. Animações

As animações tornaram-se as queridinhas dos usuários da internet. Se antes as pessoas já gostavam de ícones e imagens com profundidade, agora elas querem ainda mais: imagens em movimento.

Portanto, as animações, por menores que sejam, prendem a atenção e interesse dos usuários. Portanto, seja um botão que mudar de cor ao ser clicado ou uma imagem que aumenta quando o mouse passa por ela, as animações são imprescindíveis nas tendências de design de 2019.

Além disso, algo que se tornou bastante comum – mesmo em empresas tradicionais – foram as logos animadas!

Sabe quando você percebe que um logotipo deveria mudar mas é perfeito para uma empresa? Animá-lo pode ser a solução para dar vida a esse logotipo.

8. Interações

Além das animações, as pessoas gostam bastante de objetos que possam interagir com elas. A partir disso, principalmente no Design UI/UX, surgiram as micro interações.

As micro interações são animações mínimas utilizadas em sites e apps, que criam efeitos visuais relevantes.

Portanto, a partir dos exemplos abaixo, você pode perceber a diferença impactante das micro interações. Exatamente por isso, elas tornam-se parte das tendências de design para 2019!

9. Fontes Personalizadas

Se você não é um Web Designer, um Designer UI/UX ou um Designer Gráfico, você provavelmente não presta muita atenção em fontes escolhidas pelas marcas.

Entretanto, a escolha da fonte certa para cada marca é imprescindível. Marcas que possuem fontes diferentes das que vemos em smartphones, computadores, livros, etc, são mais passíveis de serem lembradas pelos consumidores!

Durante o trabalho de Branding em uma empresa, a fonte é um dos primeiras elementos a serem trabalhados. Assim, é possível criar a ideia de que a empresa é memorável e única!

Devido a isso, grandes marcas passaram a criar suas próprias fontes, personalizadas para seus negócios!

O Google, por exemplo, criou a própria fonte após a mudança na identidade visual no final de 2018.

Grandes marcas passaram a criar suas próprias fontes, personalizadas para seus negócios!

10. Cores fortes

Cores fortes passaram a ser fortemente utilizadas, principalmente em fotografias publicitárias. Diversas grandes marcas aderiram às cores neon, que passam a sensação de juventude e de algo diferente!

Além disso, o mundo da moda aderiu também ao neon, expandindo as cores para o mundo do design!

11. Assimetria

A assimetria foi uma grande revolução de design tradicional, em que os objetos eram milimetricamente alinhados ao espaço disponível.

Entretanto, a falta de simetria tornou-se uma das tendências de design para 2019. As composições, que antes deveriam ser alinhadas à página, tomaram posições próprias.

Os elementos não precisam estar alinhados ao centro e nem à página. As criações podem manter harmonia e leitura mesmo em diferentes disposições.

O importante é manter a hierarquia da informação. Ou seja, manter imagens e textos imprescindíveis com cores vibrantes, fontes de destaque e com maior tamanho!

12. Isometria

A isometria é uma perspectiva que transforma objetos 2D em 3D. Ou seja, a isometria torna os objetos mais reais aos olhos dos usuários.

As formas geométricas mais utilizadas em perspectivas isométricas não são mais o quadrado ou o triângulo. São os cubos e as pirâmides. Percebeu a diferença?
Com a perspectiva isométrica, podemos trabalhar os ângulos e a profundidade, dando vida às criações!
A isometria é uma perspectiva que transforma objetos 2D em 3D.

13. Realidade aumentada

A realidade aumentada tornou-se tendência em todos os campos e áreas do mundo. No campo do design, a realidade aumentada está sendo bastante utilizada em websites e aplicativos.

Como uma das tendências de design para 2019, a realidade aumentada é mais uma forma de interação entre o usuário e o design. Portanto, ela é capaz de fortalecer o interesse em um anúncio, bem mais do que o uso de 2D.

14. Filtros naturais

Se você chegou até aqui, pode parecer estranho que os filtros naturais sejam parte das tendências de design para 2019. Entretanto, você leu certo.

Apesar de cores vibrantes e neon estarem fortemente presentes no universo do design, os filtros naturais estão sendo muito utilizados.

Anteriormente, uma campanha de alimentos saudáveis como vegetais e frutas deveriam ser trabalhados para parecerem mais vibrantes que o normal. Entretanto, com a tendência social de vegetarianismo e veganismo, os alimentos orgânicos passaram a ser mais procurados.

E os alimentos orgânicos devem ter cores simples, que retratam a naturalidade. Entretanto, nem todos os design devem utilizar desses tons claros. Tudo irá depender do produto apresentado.

Além disso, as composições naturais são bem mais apreciadas que as artificiais. Fotos que não possuem filtro ou alterações muito diferentes são mais aceitas pelas pessoas.

Portanto, o design acompanha a ideia de filtros naturais para incrementar nas criações feitas para determinados propósitos!

15. Mobile First

Que a responsividade já é umas tendências de design para 2019 consideradas imprescindíveis você já sabe. Portanto, o Google realizou a indexação de sites responsivos. Ou seja, o Google “dá preferência” para sites que se adaptam em diferentes dispositivos.

Portanto, os designers já deram um passo à frente. Como 50% das pequisas realizadas no Google são feitas por smartphones, o Mobile First entrou em cena.

Mobile First significa que o design responsivo será criado primeiramente para os usuários de smartphones. Após isso, a partir do design pronto, cria-se uma versão adaptável para usuários de desktops.

16. Ilustrações

É fato que as imagens chamam mais atenção do que textos. Entretanto, não é qualquer imagem que atrai um usuário.

As ilustrações foram o grande “boom” nos últimos dois anos em todo o mundo. Grandes marcas passaram a realizar criações 3D para seus produtos.

Assim, se você trabalha com ilustrações em sua empresa está um passo à frente de seus concorrentes. Mas, se você trabalha com ilustrações 3d animadas, têm grandes chances de fortalecer ainda mais sua presença no mercado!

As ilustrações 3D são também uma tendência de design para 2019!

17. Vídeos como background

Se as imagens chamavam mais atenção que textos, os vídeos são responsáveis por roubar a cena completamente.

Nada chama e prende a atenção de usuários como um vídeo. Esse é um dos motivos de o Instagram e o Youtube fazerem tanto sucesso!

Os vídeos têm a capacidade transmitir uma mensagem de uma forma interessante, cativante e rápida. Eles podem otimizar os dados de conversão e aquisição de leads e clientes de uma empresa!

Se você deseja produzir vídeos para otimizar sua estratégia de Marketing Digital, dê uma olhada nesse conteúdo e conquiste mais clientes!

18. Sobreposição

A sobreposição de elementos e imagens tornou-se também uma das principais tendências de design para 2019.

Sabe aquelas imagens e ícones que não ultrapassam os limites da página ou do anúncio? Elas faziam parte do trabalho de alinhamento de design. Os grids, bastante utilizados pelos designers para otimizar a simetria e o uso do espaço limitado, agora não ditam mais a disposição dos elementos!

As imagens que ultrapassam os limites do olhar estão sendo bastante utilizados, principalmente em criações que representam a tecnologia, o design e a modernidade!

Dê uma olhada nos exemplos abaixo e veja como eles funcionam de uma forma divertida – e sem prejudicar a boa leitura do anúncio ou texto.

A sobreposição das imagens sobre os limites do espaço será uma das tendências de design para 2019!

19. Bold

Para apresentar mais uma das tendências de design para 2019 com relação à tipografia, está a técnica “bold“.

Essa técnica nada mais é do que utilizar a fonte escolhida em negrito. Poucas coisas chamam tanto a atenção de usuários quanto palavras em negrito. Exatamente por isso, durante o trabalho de Marketing de Conteúdo, os títulos, frases e palavras importantes são sempre em negrito.

As fontes em bold ficaram tão usuais e relevantes, que passaram a ser utilizadas até mesmo para substituir imagens e fotos em campanhas e anúncios.

20. Flat DesignVeja como o flat design trabalha criações 2D com caráter minimalista.

O Flat Design, apesar de se tratar de desenhos 2D e sem movimento, ainda são parte das tendências de design para 2019. E isso deve-se ao fato de que o Flat Design trabalha o minimalismo.

Os usuários não gastam muito tempo para ler e analisar conteúdos que deveriam ser rápidos. Portanto, o flat design traz poucas imagens e ícones para transmitir uma mensagem.

Portanto, as criações de flat design são sempre mínimas, contendo somente o que é necessário para transmitir ou completar uma mensagem!

Se você deseja aprofundar mais sobre o mundo do design e do empreendedorismo, que tal ler sobre Design Thinking?

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