10 Tendências de Marketing Digital para 2019

Veja quais são as tendências de Marketing Digital para 2019 e implemente-as em sua empresa para otimizar suas vendas!Conhecer as tendências de Marketing Digital para 2019 é fundamental para otimizar ainda mais a sua empresa!

Atualmente, a estratégia de Marketing Digital é imprescindível para todas as empresas em diversos segmentos de mercado. Além disso, é importante estar sempre atento às mudanças dessa estratégia, que constantemente passam por alterações e tornam-se novidades.

Portanto, conheça agora as 10 tendências de Marketing Digital para 2019 a fim de atrair mais clientes e otimizar as vendas de seu negócio!

Quais são as tendências de Marketing Digital para 2019?

O Marketing Digital trabalha as estratégias e esforços de uma empresa no ambiente digital. Portanto, é fato que ela irá passar por mudanças e alterações.

As tendências de design para 2019, por exemplo, não são as mesmas que de 2018. A partir disso, veja agora quais foram as mudanças, alterações e novidades do mercado digital.

Veja quais são as tendências de Marketing Digital para 2019 e implemente-as em seu negócio!

1. Foco nos usuários

O foco das empresas e das estratégias devem seguir as tendências de Marketing Digital para 2019. E a primeira tendência está relacionada ao foco nos usuários.

Ou seja, as empresas devem estar atentas aos desejos e necessidades de seus clientes, leads e usuários.

Durante a época em que apenas o Marketing Tradicional era utilizado, os clientes não eram considerados como são atualmente. Uma empresa criava um anúncio e os clientes vinham até ela.

Entretanto, com a grande quantidade de empresas no mercado atual, significa que o número de concorrentes aumentou. Sendo assim, caso um consumidor não esteja satisfeito com seu produto, atendimento ou suporte, ele provavelmente irá procurar um concorrente seu que atenda melhor às necessidades desse consumidor.A Publicidade online deve ser trabalhada com foco nos usuários. Isso significa que as empresas devem criar anúncios relevantes para os consumidores!

Portanto, para chamar a atenção de um consumidor, é necessário desenvolver e fornecer soluções a ele.

E um modo de fazer isso no ambiente digital, é através da publicidade online. No entanto, antes de sair criando anúncios, é fundamental conhecer mais sobre a publicidade nos meios digitais!

Além disso, há consequências negativas caso seu negócio crie anúncios de forma incorreta.

A Publicidade, em grande parte das empresas, vêm sendo utilizada de forma incorreta e negativa. Portanto, isso resultou na desconfiança e no desinteresse de anúncios online por parte dos consumidores.

Assim como os emails “spam” que são enviados para milhares de pessoas, a publicidade em excesso também pode resultar no desinteresse dos usuários.

Então, como trabalhar a publicidade sem agredir os usuários?

O primeiro passo é ter em mente que: se seu produto não é do interesse de alguém não importa quantas vezes seu anúncio é exibido para ele. 

Ou seja, se as pessoas que estão vendo seu anúncio não precisam e não querem comprar seu produto, o anúncio não será útil. É até possível que ele seja o acarretador de resultados negativos para esse público.

2. Gestão de marca no ambiente digital

A gestão de marca – ou Branding – no ambiente digital, visa consolidar uma impressão positiva da marca e da empresa frente os consumidores.

Sendo assim, essa gestão já faz parte das tendências de Marketing Digital para 2019. 

As empresas que se preocupam em realizar a gestão de suas marcas transmitem algumas características aos consumidores e usuários:

  • Confiança;
  • Autenticidade;
  • Relevância;
  • Profissionalismo;
  • Forte identidade.

Afinal, a presença de uma empresa na internet pode influenciar na decisão de compra.

É essencial que as empresas trabalhem a gestão de suas marcas de forma efetiva, fortalecendo sua presença no ambiente digital!Imagine que você irá comprar um novo smartphone. Você realiza diversas pesquisas na internet e verifica diversas marcas.

Entretanto, você fica em dúvida entre duas marcas com preços similares. Uma das marcas possui forte presença digital, com anúncios e conteúdos verídicos sobre seus produtos e seu mercado.

Você ainda percebe que essa marca é positivamente avaliada por consumidores, possuindo até mesmo alguns fãs da empresa.

Você provavelmente compraria o produto dessa marca, certo?

Portanto, conheça todas as tendências de Marketing Digital para 2019 e crie estratégias efetivas para fortalecer a presença e a impressão de sua marca no mercado e frente aos seus concorrentes!

3. Adaptação para as redes sociais

Como grande parte das pessoas tendem a não seguir marcar nas redes sociais – a não ser as marcas que os tornaram fãs – e isso dificulta o alcance de anúncios nessas plataformas.

Entretanto, há uma forma de estar presente no feed de seus consumidores.

O Instagram, por exemplo, criou a IGTV visando a prioridade aos vídeos – já que esse formato atrai bastante os usuários.

Assim, através de vídeos prolongados, é possível que as empresas tenham mais oportunidades de atrair novos clientes!

4. Marketing personalizadoO Marketing Personalizado trata-se de estratégias para atrair diferentes públicos em diferentes canais de comunicação!

A cada ano as estratégias das empresas se alteram com relação ao Marketing e à Publicidade. Portanto, as tendências de Marketing Digital para 2019 também devem ser adotadas em sua empresa!

Uma das tendências de Marketing Digital para 2019 está relacionado ao Marketing Personalizado. Ou seja, aos conteúdos, vídeos e materiais criados para solucionar dúvidas e saciar o interesse de cada usuário e consumidor.

Portanto, é imprescindível criar estratégias versáteis, que apresentam conteúdos para diversos segmentos de mercados e que podem ser transmitidas através de múltiplos canais!

Sendo assim, os clientes têm acesso a conteúdos específicos aos seus desejos e necessidades.

5. Conteúdos para micro-momentos

O termo Micro-momentos – termo utilizado pelo Google – são situações que surgem durante a jornada de compra dos consumidores.

Esses micro-momentos são bastante específicos e personalizados, variando entre segmentos e tipos de público-alvo. De acordo com o Google, há quatro tipos de micro-momentos:

  • Eu quero saber;
  • Eu quero fazer;
  • Eu quero ir;
  • Eu quero comprar.

Além disso, segundo o Google, cada consumidor passa por 150 micro-momentos diariamente. Exatamente devido a isso uma das tendências de Marketing Digital para 2019 são essas situações de consumo!

Portanto, é essencial aproveitar os micro-momentos das pessoas para anunciar seus produtos e seu negócio, tornando sua empresa presente na mente e no cotidiano dos consumidores!

6. Influenciadores Digitais

Não é segredo que o uso de influenciadores digitais pelas empresas já é uma das tendências de Marketing Digital para 2019. Os influenciadores têm a capacidade de comunicar efetivamente com os consumidores, divulgando produtos e empresas.

Um simples vídeo de um influenciador digital faz com que os usuários conheçam e lembrem de uma marca. E essa lembrança pode ser definitiva na decisão de compra de um consumidor.

Além disso, os influenciadores digitais ajudam a definir as comunidades digitais. Pequenos ou grandes grupos com interesses em comum são formados na internet e cada grupo pode ter um ou mais influenciadores digitais que representam a comunidade.

A partir disso, se você conhece o seu público-alvo, irá saber qual influenciador digital faz parte da comunidade em que seus clientes estão presentes!

7. Conteúdos em vídeos

Os conteúdos em vídeo são mais do que uma das tendências de Marketing Digital para 2019.

As empresas que utilizam os vídeos em sua estratégia de Marketing Digital estão à frente de seus concorrentes!Utilizar e produzir vídeos como estratégia de Marketing Digital, já é considerado essencial para qualquer negócio.

É fato que os vídeos são bem mais atrativos para os consumidores e usuários. Exatamente por isso, redes sociais como o Instagram e o Youtube – que trabalham com vídeos em suas plataformas – tornaram-se tão utilizadas e acessadas por grande parte das pessoas.

Dentro dessas plataformas de vídeo, há ainda uma tendência que está se fortalecendo cada vez mais: stories e lives.

Transmissões ao vivo são uma das diversas tendências de Marketing Digital para 2019. Além das plataformas citadas, há ainda o Twitch, LiveStreaming, Youtube Live, etc.

8. Uso de Chatbots humanizados

Os chatbots são uma vertente da IA (Inteligência Artificial). Isso significa que os bots são sistemas que simulam o raciocínio humano, visando facilitar ações de nosso dia-a-dia. E como você já sabe, a IA também é uma das tendências de Marketing Digital para 2019 e para anos seguintes.

Os chatbots, portanto, são programas de computador que simulam uma conversa humana.

Sabe quando você entra em um site que possui uma barra ou botão flutuante geralmente no canto inferior direito da sua tela? E se você clicar nele um chat se abre, certo?

Esse é um dos possíveis usos do chatbot. Com ele, o usuário pode perguntar sobre informações que não estão no site – sem ter que ligar ou enviar um email!

Sistemas como a Siri da Apple, Alexa da Amazon e Google Home do Google são programas que visam resolver simples funções cotidianas, ou seja, chatbots!

O uso de chatbots cresce de exponencialmente a cada ano, tornando-se uma tendência em grande parte das empresas e startups no mundo.

Para você ter uma ideia, em 2018 a Mindbowser calculou que o número de empresas que utilizavam chatbots já chegava à 75%!Os chatbots já estão sendo bastante utilizado pelos empreendedores a fim de otimizar a solução de problemas de forma prática e efetiva!

A partir disso, o mercado dos bots gera cerca de 47 bilhões de dólares ao ano! Além disso, os bots já fazem parte das redes sociais também, como o Facebook, por exemplo.

Se você trabalha com Marketing de conteúdo, sabe também que os bots do Google são essenciais! São eles que ranqueiam os sites a partir das estratégias de SEO de cada empresa: uso de palavras-chave, temas originais, Link Building, etc.

Entretanto, apenas adicionar chatbots ao seu negócio pode não trazer os resultados que você espera. 

Então, como fazer com que os chatbots sejam uma estratégia positiva e atrativa em minha empresa?

O primeiro passo para utilizar chatbots de maneira efetiva é torná-los humanizados! Isso significa que eles devem ser aprimorados ao máximo para realmente simular uma comunicação humana. Afinal, nenhum consumidor deseja ser atendido por robôs o tempo todo.

As operadoras de telefonia têm muitos problemas devido a isso. Ao invés de utilizar chatbots humanizados em seu suporte, as empresas utilizam bots muito simples, que não simulam nenhuma característica humana.

A partir disso, os consumidores sabem que, se estivessem falando com uma pessoa de verdade, seus problemas podem ser resolvidos com maior facilidade.

Sendo assim, primeiramente procure conhecer melhor o seu público-alvo para saber com quem seu bot deve falar!

Crie uma persona para seu negócio e, a partir disso, incorpore aos seus bots as características humanas que atendem seus clientes da melhor maneira possível!

9. Mobile Marketing

Mobile Marketing é o Marketing relacionado à dispositivos mobile, como notebooks, smartphones e tablets. Portanto, criar estratégias específicas para dispositivos móveis já é uma tendência essencial para seu negócio!

Atualmente, cerca de 80% das pesquisas feitas no Google são feitas através de um notebook, tablet ou smartphone. Esse ano de 2019 esse número de pesquisas tende a crescer ainda mais!

Dentro da estratégia de mobile marketing estão duas importantes tarefas a serem cumpridas:

  1. Sites responsivos (para diferentes tipos de dispositivos);
  2. App Marketing.

A partir dessas duas estratégias, seu trabalho de Mobile Marketing será efetivo, resultando no aumento da visibilidade de sua empresa, aumentando os clientes e vendas de seu negócio!

Portanto, essa é mais uma das tendências de Marketing Digital para 2019 que deve ser parte de seu negócio!

10. Automação de conteúdo

A Automação de conteúdo é uma estratégia que vem sendo discutida por diversos profissionais das áreas de Marketing e Publicidade.

A automação do conteúdo dá-se pelo uso de ferramentas e softwares que automatizam os processos de atração de leads e clientes. Ou seja, a automação refere-se a:

Com essa automação, os empreendedores têm mais tempo para trabalhar outras estratégias, conhecer melhor seu público-alvo, elevar taxar de conversão, entre outros.

Portanto, a partir desse conteúdo, você já conhece as tendências de Marketing Digital para 2019! Agora, é hora de implementá-las!

Por isso, convidamos você a ler nosso conteúdo sobre Marketing de Produto para aumentar as vendas de seu negócio e divulgar sua empresa no mercado?

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