Terceirização contábil

Saiba já os benefícios e cuidados de contratar uma empresa de terceirização contábil!Quando abrimos uma empresa, é preciso tomar muitas decisões que são fundamentais para o desenvolvimento desta. Essas decisões vão desde definir os investimentos que serão feitos até o trabalho que deve ser realizado por sua própria equipe ou por uma empresa terceira.A parte de contabilidade é uma das principais em sua empresa, e saber se vale ou não a pena terceirizá-la é uma dúvida muito comum entre os novos empreendedores. Por isso, criamos esse post para você aprender se vale ou não a pena realizar a terceirização contábil de sua empresa.

Benefícios de uma contabilidade terceirizada

1. Redução de gastos

Um dos principais pontos benéficos quando assunto se trata de terceirização contábil é a economia de tarefas dentro da sua empresa, além da diminuição de gastos com questões trabalhistas.

Se você for colocar no papel de cara, você percebe que é mais rentável manter uma terceirização contábil do que implementar uma dentro da sua empresa. Se você for contratar um profissional de contabilidade para sua empresa é preciso que você esteja ciente que vai precisar pagar encargos trabalhistas e previdenciários que não sairão nada barato.

Já na contabilidade terceirizada, você vai precisar apensas de pagar pelo serviço no qual foi prestado para sua empresa, pois é um vínculo único de serviço prestado e não um vínculo empregatício. Portanto, você faz uma grande economia de caixa durante o ano.A terceirização contábil permite à você uma redução dos gastos de sua empresa!

Há a estimativa que o salário que você pagaria tendo vínculo empregatício com o contador pode chegar a cinco vezes mais do que você vai gastar por mês com a terceirização contábil. E posso contar uma coisa pra você? O serviço não muda em nada!

Outra coisa a se pensar, são os momentos de baixa atividade deste profissional, que ficaria com tempo ocioso e você acabaria pagando por esse tempo que não precisa e nem irá ser utilizado.

2. Questões burocráticas

Com a contabilidade de sua empresa nas mãos de profissionais, especialistas e com bastante experiência de mercado, você e seus funcionários podem concentrar seus esforços no que deve ser feito por cada um de vocês.

Além do mais, já faz parte do senso comum que questões burocráticas tomam bastante tempo das empresas. Principalmente se essas questões não fazem parte do cotidiano de sua equipe, que será obrigada a parar com suas atividades para lidar com essas questões.

Mantenha sua empresa ou startup focada para se destacar no mercado, criando produtos e serviços de qualidade!

3. Legislação Tributária

Um profissional terceirizado da área contábil auxilia sua empresa com questões da legislação contábil!Outro ponto importante a se pensar como benefício da terceirização contábil, é a Legislação Tributária.

Como essa Legislação está sujeita à um Sistema Constitucional, está em constante mudança. Portanto, se a sua empresa não possui uma contabilidade terceirizada, você e a sua equipe terão mais uma questão com que se preocupar!

Além do tempo gasto na realização das questões contábeis, vocês terão que estar constantemente atentos à essas mudanças.

Como fazer uma boa contratação de uma terceirização contábil?

Primeiramente, recomendamos que você faça uma boa pesquisa de empresas contábeis, pegue indicações e faça orçamentos para que você possa fazer uma boa escolha. Outra dica é não sair fechando contrato com a primeira empresa que aparacer para você, porque o custo benefício pode não ser um dos melhores.

Ao contratar um serviço de terceirização contábil você obtém vantagens pelo simples fato de que a empresa que você contratou tem muita experiência no mercado. Afinal, ela mexe com a parte contábil não apenas da sua empresa, mas de muitas outras.Veja como funciona a terceirização contábil nas empresas!

Mais uma vantagem de ter a contabilidade de sua empresa terceirizada, é que alguém de fora pode te dar advertências quanto aos gastos supérfluos. Geralmente, acreditamos que certos gastos são realmente necessários. Entretanto, muitas das vezes, são completamente desnecessários ou facilmente substituídos por serviços mais baratos. Esse profissional terceirizado pode até mesmo indicar ferramentas indispensáveis para conquistar financiamentos e ampliar cada vez mais os negócios.

Você vai ter menor chance de erros que podem acarretar em despesas tributárias e também terá agilidade e soluções. Essas são palavras que você vai ver incisivamente no percurso de contabilidade ao contratar uma empresa especializada.

Cuidados que precisam ser priorizados na terceirização contábil

O primeiro cuidado que vamos citar é a importância de não focar apenas no custo. A qualidade deve ser priorizada. Dessa forma, insistimos para que você pesquise bem antes de contratar uma empresa de contabilidade. Esta é uma parte essencial em que os serviços devem ser feitos corretamente para evitar imprevistos no futuro.

Se você se arriscar e contratar uma empresa “no escuro”, ou seja, sem informações adequadas sobre a qualidade da sua empresa, você corre o risco de gerar multas por atraso de entrega de declarações e também pela falta delas.

Pesquise bem antes de contratar serviços de uma empresa de terceirização contábil.Outro cuidado que precisa ter com a terceirização contábil é nunca repassar o dinheiro para que essa empresa faça os devidos pagamentos que você precisa fazer. Faça você diretamente depois que a empresa te passar a conta e o valor correto dos tributos.

Uma dica importante é sempre solicitar propostas escritas e assinadas. Sempre deixe escrito e assinado os horários e serviços nos quais você contratou. A responsabilidade deve ser mantida para que você pague as horas realmente contratadas e tenha confiança no trabalho dessa contabilidade terceirizada. Afinal, tratam-se de dados sigilosos que precisam ser confiados por ambas as partes para que o serviço seja efetivo.

Se perceber que a empresa está ficando desleixada com as atividades que você contratou, não hesite em trocar os serviços!

Através de uma terceirização contábil você pode solicitar serviços como:

  • Processos de escrituração contábil;
  • Apuração de custos de etário;
  • Demonstrações financeiras ;
  • Controle de ativo fixo;
  • Apuração de tributos;
  • Pagamentos de impostos;
  • Assessoria nos processos de importações de produtos;
  • Livros fiscais;
  • Aberturas e fechamentos de empresa junto á área societária;
  • Classificação de documentos da empresa;
  • Cálculos de folha de pagamento;
  • Assessoria nas contratações e demissões;
  • Impostos;
  • Assistência de gestão de benefícios.

Portanto, muitos são os serviços que você pode delegar a uma contabilidade terceirizada.

Esperamos ter contribuído um pouco para agregar valor aos novos conhecimentos sobre contabilidade. Pois esta é uma parte essencial da sua empresa.

Agora que você já viu os grande benefícios da contabilidade terceirizada, quer complementar os seus conhecimentos? Então que tal ler sobre plano de negócios financeiro?

 

[Total: 0    Média: 0/5]