Dicas para ser um web designer profissional

Confira já as nossas dicas para aumentar seus conhecimentos e otimizar suas habilidades, tornando-se um web designer profissional!Um web designer profissional já se tornou uma das profissões mais requisitadas do mercado. E esses profissionais são capazes de atuar em diversos segmentos e diferentes setores.

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre o web design e como se tornar um web designer profissional de sucesso, continue a ler nosso conteúdo. Assim, você irá agregar maior conhecimento para que esse processo otimize a sua renda!

Primeiramente, o que é Web Design?

Web Design é uma vertente do Design, que visa criar sites e landing pages através de atributos e estratégias do design.

O web designer profissional trabalha com múltiplos conhecimentos na construção de um site. Além do design em si, o web designer profissional deve trabalhar a hierarquia da informação, programação e usabilidade (UI e UX).

Você já acessou algum site ou aplicativo cujo design era atrativo? As cores foram bem trabalhadas, a logo era interessante e o layout era agradável? Mas talvez você precisou navegar um pouco nesse site para buscar informações e notou que nada funcionava. Os botões eram bonitos, com sombra e cores harmoniosas, mas não te direcionavam para onde você desejava. Ou as informações e imagens que antes foram bem colocadas, passaram a se sobrepor, dificultando sua leitura.O web designer profissional visa criar sites e landing pages atrativas, responsivas e funcionais!

Você também já deve ter acessado um site em que o design era muito ruim. As cores utilizadas eram muito fortes e não se complementavam. Os textos eram muitos longos, com vários erros gramaticais. As imagens eram de baixa resolução. Apesar de tudo funcionar bem, os botões, os links externos e formulários, o site não era nada bonito.

Você provavelmente fechou ambas as páginas quando percebeu os problemas de cada uma, certo? Exatamente por isso que os web designers trabalham fortemente com o equilíbrio.

A principal característica que um web designer profissional trabalha, é o equilíbrio entre a beleza e a funcionalidade. 

Afinal, coisas bonitas podem chamar a atenção. Mas se não funcionarem como deveriam, são deixadas de lado. E as coisas que não são visivelmente atrativas, apesar de funcionarem bem, são trocadas por outras.

Web Design X Web Development

Geralmente, os termos web design e web development são considerados como apenas um único conceito. Entretanto, esses termos devem ser diferenciados para que o processo de construção e manutenção de páginas web seja efetivo!

Como você já sabe, web design é o processo de criação de páginas web, como os sites. Além disso, você também sabe que o web design trabalha com diversos fatores para construir essas páginas web.

Já o web development é um termo menos amplo que o web design. O web development trabalha diretamente com o desenvolvimento do site. Isso significa que é o web development que coloca um site em funcionamento.

Portanto, o processo de criação de um site começa com um web designer profissional. Ele é responsável por:

  • Criar todo o layout da página;
  • Definir a paleta de cores;
  • Escolher uma fonte a ser utilizada no site;
  • Trabalhar a hierarquia da informação;
  • Definir o caminho a ser percorrido pelos usuários do site;
  • Tornar o site mais intuitivo (a fim de otimizar a experiência do usuário)

Quando tudo isso estiver definido, é hora de colocar o site em funcionamento! Por isso, o web development irá trabalhar na programação e desenvolvimento desse sistema web a partir do layout e outras definições feitas pelo web designer profissional.

Assim, o site, que se tornou muito bonito e relevante, torna-se também funcional!

Portanto, as duas profissões se completam para criar sites, landing pages e blogs bonitos, relevantes e práticos!

E o Marketing?

Dentro do trabalho de criação de um site, o web designer profissional deve considerar o marketing, focando na estratégia de branding!Como já apresentamos, um web designer profissional trabalha o equilíbrio entre as propriedades do design e da programação. Mas o marketing também é imprescindível para que a criação de um site seja efetiva!

E como o marketing entra nesse trabalho?

Bom, criar um aplicativo ou site exige mais do que apenas construir telas. Essa criação deve representar a identidade visual da marca por trás desse app ou site. E esse trabalho de representação está ligado a uma das várias vertentes do marketing: o Branding!

O Branding, além de reforçar a identidade da marca de um negócio, auxilia na otimização da relação cliente-empresa!

Quais as habilidades necessárias para ser um web designer?

Nesse ponto, você já sabe que um web designer profissional é responsável por criar sites e landing pages funcionais e visivelmente atrativas!

Entretanto, é importante saber também quais as habilidades necessárias para ser um web designer de sucesso!

Desenvolver habilidades diferentes

A primeira habilidade que vamos apresentar, está relacionada às habilidades de um web designer profissional.

Criar e desenvolver habilidades diferentes é um dos principais deveres de um web designer. Você já sabe que apenas o design não basta para criar sites atrativos. Da mesma forma, criar sites funcionais que não são nada atrativo aos olhos dos usuários também não basta.

Sendo assim, é imprescindível que esse profissional desenvolva várias habilidades que parecem ser de âmbitos completamente diferentes, mas que na verdade são correlacionais!

A criatividade, por exemplo, é a principal base de qualquer criação.Para criar landing pages e sites efetivos, trabalhe temas e ideias que estimulam sua criatividade!

Quando falamos em design, não há regras rígidas a serem seguidas. É fato que existem boas práticas do design, mas elas podem variar de projeto para projeto.

E assim como a criatividade, o marketing, a programação e a psicologia (como a psicologia das cores, por exemplo) são habilidades e conhecimentos que otimizam completamente o trabalho de web design.

Portanto, obter habilidades de diferentes áreas é essencial para um profissional de web design!

Unir arte e programação

Quando falamos em arte, tanto no campo da Publicidade quanto do Design, nos referimos aos objetos criados: anúncios publicitários, logomarcas, cartões de visita, sites, capas de revista, etc.

Ou seja, arte, nestes âmbitos, refere-se ao resultado dos processos criativos dos profissionais!

Coloque em prática seus conhecimentos de programação para tornar seus sites responsivos e funcionais, otimizando a experiência dos usuários!Portanto, no processo de criação de um site, é necessário trabalhar bastante o lado criativo. Assim, eles atraem clientes e leads ao otimizar estratégias visuais!

A partir disso, os web designers também devem trabalhar para que o site seja tão funcional quanto bonito.

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, um web designer não precisa de ser um perito na programação. Portanto, não é necessário se tornar um programador para criar um site.

Entretanto, é necessário que os profissionais de web design tenham um conhecimento intermediário a fim de ter mais liberdade com a arte que foi criada para um site.

Por fim, para garantir o sucesso de um site, um web designer profissional deve unir arte e programação.

Reforça a presença de uma empresa

É fato que todas as empresas, de todos os segmentos e mercados diferentes, necessitam de um site. Mas ter apenas um site não é mais suficiente.

Criar um site não é somente aliar características visuais atrativas com o conceito de funcionalidade. Criar um site bonito, intuitivo, completo e prático otimiza diretamente a presença de uma empresa no mercado!

Os clientes e potenciais clientes de uma empresa sempre irão buscar informações sobre um negócio em buscadores como o Google. Seja através de uma pesquisa por voz ou de forma tradicional, esses usuários e visitantes visam encontrar um site que solucionará suas dúvidas.

Portanto, a partir do momento em que um site de uma determinada empresa está completo e atrativo, tem-se como resultado a otimização da captação de clientes!

Dicas para ser um web designer profissional

Primeiramente, vale lembrar que não existem regras para se tornar um web designer profissional. Entretanto, vamos apresentar dicas e boas práticas que são imprescindíveis para esses profissionais!

Dica #1: Trabalhe suas habilidades 

Você já sabe quais são as habilidades imprescindíveis de um web designer profissional. Agora, vamos te explicar as melhores formas de trabalhá-las!

Design

Se você ainda não possui nenhuma habilidade em design, há diversos cursos online e tutoriais para que você aprenda mais sobre a área. A partir disso, o principal método para aprimorar suas habilidades de design, é a prática!Trabalhe suas habilidades e estratégias de design a fim de se tornar um web designer profissional!

Um dos melhores jeitos para praticar, é realizar trabalhos para clientes reais. Você pode atuar como freelancer para ver como funciona o mercado de web design.

Sabe aquela padaria do seu bairro que tem uma logo super desatualizada? Ou uma farmácia cuja identidade visual não combina com os produtos e o padrão do mercado? E o que muitas pessoas fazem é criticar essas logos, cores, etc. E elas não estão erradas, já que muitas vezes as logomarcas não foram feitas por profissionais de design ou publicidade.
Entretanto, ao invés de criticá-las, por que você não tenta mudá-las? Pesquise sobre os segmentos dos negócios e crie logomarcas para essas empresas. Se o seu trabalho estiver bem feito é possível que esses empreendedores irão gostar do seu trabalho. E poderão até te pagar por isso!

Entretanto, se você ainda não se sentir confiante o suficiente para trabalhar como freelancer, não tem problema. À medida que você aprende e treina, sua autoconfiança também é aprimorada. Portanto, crie a identidade visual de uma empresa fictícia, por exemplo.

Assim, você irá descobrir a sua maneira de trabalhar, bem como as melhores estratégias que estimulam sua criatividade.

Há dois sites muitos interessantes sobre Design e Design UI/UX para que você se mantenha informado e por dentro das novidades: Design Com Café e UX Collective Brasil!

Programação

Assim como o design, existem diversos cursos de programação online, tanto pagos como gratuitos. Se você pretende trabalhar como web designer profissional, realizar um investimento para aprender a programar é imprescindível.

O principal método para aprender a programar também é a prática. Colocar seus conhecimentos em prática é essencial para otimizar seu trabalho e aprendizado em programação.

Se você possui um nível de inglês intermediário ou avançado, pode aprender através do site chamado W3Schools. Esse site possui conteúdo, tutoriais, exemplos e exercícios para aqueles que desejam aprender a programar.

Portanto, nesse site você aprende a trabalhar com HTML, CSS, JavaScript, XML, SQL, etc.

Marketing

Para aprender sobre marketing, existe um oceano de livros completos, interessantes e práticos. Há também diversos sites e blogs para que você se mantenha informado sobre o universo do marketing.

A nossa página de conteúdo está sempre trazendo conceitos e estratégias novas, como Marketing de Conteúdo, Marketing de ProdutoMarketing de Relacionamento, App Marketing, Marketing 4.0, etc.

Apesar de termos dividido as áreas acima, é interessante lembrar que quando falamos de web design, elas são integradas. Além disso, as três áreas têm um ponto em comum: mudanças constantes.

Isso significa que você deve sempre continuar a aprender coisas novas sobre cada área, prestando atenção nas tendências e modas de cada segmento!

Dica #2: Diversifique seu repertório 

Trabalhar com design significa trabalhar a criatividade. Além disso, a criatividade deve estar aliada à inovação. E para inovar, é necessário constantemente otimizar e diversificar seu repertório cultural!Busque sempre otimizar e diversificar seu repertório cultural para estimular e aprimorar sua criatividade!

Repertório cultural é um termo bem amplo que considera diversas áreas de experiências que agregam conhecimento! Portanto, assistir filmes novos, ouvir músicas novas, ler novos livros, ir à lugares novos e conhecer pessoas novas. Tudo que tira você de sua zona de conforto é bom para sua criatividade!

Entretanto, não só o novo é importante para criar algo novo. A criatividade pode surgir de algo antigo, que já foi visto milhares de vezes. O importante é estar atento.

Portanto, observe as pessoas que já são parte do seu grupo de família e amigos. Preste atenção em como eles se relacionam. Veja como eles trabalham, se divertem, o que leem, o que assistem, etc. Você com toda certeza irá perceber coisas “novas” que nunca havia notado antes.

E a criatividade funciona melhor a partir de um vasto repertório. Quando mais experiência você possui, mais fácil e mais inovador será o resultado de seu processo criativo!

Dica #3: Peça (e ouça) sempre os feedbacks

Se você ainda não faz parte de uma comunidade de design, é hora de começar.

Vários sites (como os citados na dica #1) agregam profissionais dessa área para difundir conhecimento entre a comunidade.

Assim, é possível conhecer a experiência de mercado de vários designers. Você irá saber das novidades, dificuldades, aprendizados, etc.

Além disso, você pode sempre pedir feedback de profissionais sobre seus projetos. Mas não apenas peça, ouça as opiniões e críticas construtivas!

Esses feedbacks podem te ajudar bastante, tanto na sua carreira de web designer profissional como nos seus negócios empreendedores!

Dica #4: Estude e utilize softwares

Sem a ajuda da tecnologia, da internet e de vários softwares,  trabalho de um web designer profissional não seria possível.Aprenda a utilizar os softwares de design para que você possa otimizar suas criações e aprimorar sua produtividade!

Criar rascunhos à mão para expor suas ideias é uma ótima estratégia. Um lápis e papel nunca devem ser subestimados.

Entretanto, essa estratégia possui um limite. E é aqui que torna-se imprescindível o uso de softwares para realizar suas criações de forma prática!

Os softwares permitem que você coloque transforme sua criatividade em algo mais realista. Além disso, é importante mostrar protótipos de algumas criações para os clientes. E os softwares ajudam a dar vida às criações, otimizando a relação com seus clientes!

Principais softwares e programas para um web designer profissional

Dica #5: Pratique, pratique, pratique

Por fim, a última dica é: pratique!

Trabalhar diferentes habilidades, otimizar seu repertório, estudar softwares e agregar novos conhecimentos é imprescindível. Entretanto, nada será realmente aprendido se você não colocar todos os seus conhecimentos em prática!

Portanto, pratique e treine bastante para que você não memorize algo e, sim, para que realmente aprenda!

Agora que você já sabe como se tornar um web designer profissional, que tal aprender um pouco sobre como criar um site responsivo!

[Total: 0    Média: 0/5]